QUAIS AS VANTAGENS DE UMA OBRA ESTRUTURAL ??

PORQUE A CONSTRUÇÃO ESTRUTURAL É MAIS ECONÔMICA?

01 – Economia na estrutura: dispensa o uso de qualquer tipo de formas, principalmente aquelas de madeira que dão um aspecto horrível a obra além de ser um gasto desnecessário é sempre um transtorno na obra. Com bloco estrutural usam-se andaimes e escoramentos metálicos para as lajes.


02 – Economia de material: pois a alvenaria é modulada na primeira fiada para o uso apenas de blocos inteiros ou meio bloco descontando-se os vãos de portas não havendo e nem podendo efetuar o corte destes blocos na obra.

03 – Economia na mão de obra: toda instalação elétrica, telefonia, água quente, água fria, esgoto, águas pluviais, etc., são executadas juntamente com a alvenaria, evitando assim os rasgos nas paredes e por vezes até na estrutura para passagem de tubos e condutores. Obra limpa do início ao fim e sem desperdícios.

04 – Economia nos revestimentos internos e externos: por terem um excelente acabamento os blocos de concreto estrutural dispensam internamente a aplicação de: chapisco, emboço e reboco podendo aplicar revestimento interno em gesso ou texturas em todas as paredes e teto, exceto aquelas nas áreas úmidas em que os azulejos são assentados com argamassa do tipo cimento e cola diretamente sobre os blocos. Nas áreas externa basta um pré-revestimento de argamassa impermeabilizante com 1,0 cm de espessura e está pronto para receber pintura e ou texturas.

05 – Economia na limpeza: Não havendo desperdícios na obra com quebra de materiais e de pedaços de formas, a obra dispensa inclusive a limpeza final (grossa), bastando a limpeza fina, pois não necessita de bota fora de entulhos. A única sujeira na obra estrutural são com as embalagens de cimento, pisos, azulejos, etc., que são facilmente descartáveis pela limpeza pública da cidade.

06 – Economia com telhado: Não existe necessidade de efetuar cobertura com telhados, evitando desta forma o uso de estrutura de madeira, telhas, calhas, rufos, etc., bastando aplicar sobre a laje uma camada de argamassa impermeabilizante para regularização da base e sobre esta soldar manta asfáltica aluminizada para refletir o calor e sobre a manta aplicar outra camada de argamassa para proteção mecânica ou até mesmo uma camada de argila expandida.

07 – Outras economias: Poderíamos descrever várias outras economias com o emprego deste tipo de material e muitas de suas vantagens, mas daria um livro.

08 – REQUISITO INDISPENSÁVEL: Mão de obra altamente especializada para execução deste tipo de obra, pois sem este requisito, poderá por tudo a perder e gastando-se muito mais que em uma obra convencional, pois este tipo de material é bem mais caro do que os blocos ou tijolos de vedação e para consertar teria de passar por todo aquele processo de obra convencional.